sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura -22/02 (jejum ate ao meio dia)







Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura



Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, o guru de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, apareceu em Sri Ksetra Dhama (Jagannatha Puri) a 6 de fevereiro de 1874 como Filho de Srila Saccinanda Bhaktivinoda Thakura. Em sua infância ele rapidamente dominou os Vedas, memorizou o Bhagavad-gita, e saboreava as obras filosóficas de seu pai. Tornou-se conhecido como “A Enciclopédia Viva” devido a seu vasto conhecimento.
Ele pregava convincentemente contra fanáticos pelas castas e os desvios filosóficos do Gaudiya Vaisnavismo. Tentou unir as quatro sampradayas Vaisnavas publicando seus ensinamentos. Srila Sarasvati Thakura ganhou o título de Nrsimha Guru por seu destemor e poderosa transmissão do siddhanta VaisnavaMayavadis atravessavam a rua para evitar de confrontar o “guru-leão.” Além de ser um corajoso pregador, era ornamentado com todas as qualidades divinas e cheio de amor extático por Deus. Estabeleceu 64 templos GaudiyaMath na Índia e centros na Birmânia (Miyanmar), Inglaterra e Alemanha.
Srila Sarasvati Thakura escavou o local de aparecimento do Senhor Chaitanya no Yogapitha em Sridhama Mayapur, apesar de pesada oposição por parte dos Goswamis de casta de Navadvipa, ávidos de dinheiro. Construiu um belo templo Gaudiya Math ali.
Suas três Brhat-mrdangas (prensas tipográficas) em Madras, Calcutá, e Krishna-nagara, costumavam jorrar livros, revistas, e jornais para espalhar a mensagem de Sri Gauranga Mahaprabhu.
Quando perguntado porque imprimia um jornal espiritual diário intitulado Nadia PrakashSrila Sarasvati Thakura respondeu. “Se uma insignificante cidade pode produzir cinco jornais diários, então por que não podemos publicar um jornal a cada segundo sobre as eternas, sempre novas atividades da Suprema Personalidade de Deus em Seu ilimitado planeta espiritual, Goloka Vrindavana?
Além dos escritos de seu pai, ele publicou muitos shastras autorizados: Bhagavad-gitaSrimad BhagavatamChaitanya Bhagavata,Chaitanya MangalaPrema-bhakti-chandrika, e seu livro favorito Chaitanya Charitamrta. Predisse que estrangeiros iriam aprender Bengali a fim de saborear o néctar deixado por Srila Krishna Dasa Kaviraja no Chaitanya Charitamrta.
Ele introduziu muitas inovações para expandir a pregação. Por toda Índia organizava exposições teistas grátis e dioramas retratando os passatempos de Sri Krishna e Sri Chaitanya Mahaprabhu. Empregando a mais recente tecnologia, até mesmo tinha bonecos animados. Para comemorar os muitos locais sagrados visitados pelo Senhor Chaitanya ele instalou impressões de mármore dos pés de lótus do Senhor. Quebrando a tradição, permitia que seus sannyasis usassem kurtas e casacos costurados, que andassem em carros e barcos a motor, e carregassem a mensagem de Mahaprabhu atravessando o mar até a Europa.
As revolucionárias idéias de pregação de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati originavam-se do princípio shastrico de yukta-vairagya exposto pelo rasa acharya Srila Rupa Goswami. Sendo uma alma eternamente liberada, Srila Sarasvati Thakura sabia como ocupar perfeitamente Maya (a energia ilusória) no serviço do Senhor Krishna.
Seguindo os passos de Srila Thakura Bhaktivinoda, ele pregou daivi varnashrama para harmonizar a sociedade e proporcionar realização espiritual a todos. Advogando os ensinamentos de Sri Rupa e Sri Raghunatha Dasa Goswamis, ensinou a ciência do serviço devocional, e mostrou a milhares como obter amor puro por Sri-Sri Gandharvika-Giridhari (Radha-Krishna).
Além de seu fenomenal sucesso na pregação da Índia, a maior contribuição de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura foi A. C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que ele iniciou e inspirou a distribuir consciência de Krishna pelo mundo todo. Quando pediram a SrilaPrabhupada para descrever seu mestre espiritual Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, ele disse: “Que posso dizer? Ele era um homem deVaikuntha.”
Nos passatempos eternos de Radha-Govinda em Goloka VrindavanaSrila Sarasvati Thakura serve como Nayana-mani manjari. Seus pushpasamadhis estão no Radha-kunda e Radha Damodara (16,35)
(1874-1937) foi o mestre espiritual de Sua Divina graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o Fundador-acarya da ISKCON.

Srila Bhaktisiddhanta Thakur realizou atividades inconcebíveis para nós almas condicionadas ao longo de toda sua vida. Certa vez, por exemplo, quando era apenas um menino de 2 ou 3 anos, seu pai, Srila Bhaktivinoda Thakur, comprou mangas. Vendo-as, Bimala Prasada(como se chamava quando nasceu), falou, "Essa manga é minha!". Depois, logo em seguida, lembrou que tudo que se come deve ser oferecido primeiro a Krishna, pois tudo a Ele pertence. Ele ficou tão chateado consigo mesmo que declarou, "a partir de hoje jamais comerei mangas como castigo por ter uma mentalidade tão gananciosa." E de fato, nunca mais as comeu! Manteve seu voto de não comer mangas durante toda sua vida. É claro que não havia problema algum em uma criança comer uma fruta assim, um ato inteiramente inocente – mas esse era o padrão que ele se auto impôs.

Aos 7 anos de idade (sim sete!) ele já tinha decorado todos os 700 versos do Bhagavad-gita e, ainda por cima, sabia apresentar um significado claro e perfeito para cada verso. Toda sua vida se dedicou 100% a atividades devocionais e ao estudo de filosofia. Nunca desejou se enredar na vida familiar e portanto permaneceu celibato toda sua vida. Em 1905, aos 31 anos de idade, fez um voto severo de cantar 1bilhão de vezes os santos nomes de Krishna! Construiu-se uma pequena cabana em um local sagrado e dedicou-se a cantar 300,000 santos nomes por dia – o equivalente a 192 voltas de japa. Para quem não conhece, os devotos normalmente cantam 16 voltas de japa por dia e levam cerca de 1:30 a 2 horas para completar essas 16 voltas! Durante os nove anos que passou para realizar esse seu voto, dormia no chão de terra, sem colchão ou travesseiro de qualquer espécie.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati passou o resto de sua vida divulgando com muito vigor os ensinamentos do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Ele pregou com vigor contra as influências profundamente enraizadas do sistema de castas e do impersonalismo. Encontrando-se com eruditos acadêmicos, educadores e outros líderes da sociedade e escrevendo mais de 108 ensaios e livros, ele trabalhou para apresentar a consciência de Krishna como uma ciência altamente exaltada. Ele estabeleceu 64 templos, conhecidos como Gaudiya Mathas, dentro e fora da Índia.
AS INSTRUÇÕES MAIS IMPORTANTES

       
   Srila Bhaktisiddhanta desapareceu do mundo mortal no dia primeiro de janeiro de 1937. Passou seus últimos dias lendo o Caitanya-caritãmrta e cantando em suas contas. Quando um médico o visitou, querendo dar-lhe uma injeção, Srila Bhaktisiddhãnta protestou: “Por que vocês me perturbam assim? Simplesmente cantem Hare Krsna, isto é tudo.” Entre suas últimas palavras a seus discípulos estavam estas:

      
   Aconselho todos a pregarem os ensinamentos de Rupa-Raghunatha (discípulos do Senhor Caitanya) com toda energia e recursos. Nossa meta última deverá ser tornar-nos a poeira dos pés de lótus de Sri Sri Rupa e Raghunatha Gosvamis. Todos vocês devem trabalhar conjuntamente sob a orientação de seu mestre espiritual com vistas a servir ao Conhecimento Absoluto, a Personalidade de Deus. Vocês devem viver de alguma forma sem nenhuma briga neste mundo mortal, somente com o interesse de servir à Divindade. Por favor, não abandonem o serviço a Deus, apesar de todos os perigos, de todas as críticas e de todos os desconfortos. Não fiquem desapontados, pois a maioria das pessoas no mundo não serve à Personalidade de Deus; não abandonem seu próprio serviço, que é tudo para vocês, nem rejeitem o processo de cantar e ouvir o transcendental santo nome de Deus. Vocês devem sempre cantar o nome transcendental de Deus com paciência e tolerância como uma árvore e humilde como uma palha... Há muitos entre vocês que são bem qualificados e trabalhadores capazes. Não temos nenhum outro desejo em absoluto.


   Em seus últimos dias, ele permanecera inteiramente consciente e dera instruções até o fim. Ele tinha específica e abertamente ordenado que os assuntos de sua Gaudiya Math fossem mantidos por um corpo administrativo de doze homens, que os devotos deveriam escolher entre eles. Finalmente, ele disse: “Por favor, aceitem minhas bênçãos a todos vocês, presentes e ausentes. Por favor, tenham em mente que nosso dever e religião exclusivos é espalhar e propagar o serviço ao Senhor e a Seus devotos.”

Um comentário:

  1. Pessoa de intelecto maravilhoso que ultrapassava religiao sociedade castas filosofias e que contribuiu para a cura da sociedade moderna atraves de sua erudiçao e esforço de pregar para seu mais eficiente discipulo Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada que transformou omundo atual em um novo mundo. ~
    Yamuna Lila Dasa/ Belo Horizonte Minas Gerais

    ResponderExcluir