quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nityananda Trayodasi


 As Glórias de Sri Nityananda   
                                       
Por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada


A missão do Senhor Caitanya é salvar as almas caídas desta era. Nesta era de Kali, praticamente cem por cento da população é caída. Por certo que Sri Caitanya Mahaprabhu libertou muitas almas caídas, mas Seus discípulos provieram principalmente das classes superiores. Por isso, Ele liberou Srila Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami, Sarvabhauma Bhattacharya e muitos outros que
tinham status social elevado mas eram caídos do ponto de vida espiritual.
Srila Rupa e Sanatana Gosvamis eram altos funcionários do governo, e Sarvabhauma Bhattacharya era o maior erudito da Índia. De modo semelhante, Prakasananda Sarasvati foi o líder de muitos milhares de sannyasis Mayavadis. Entretanto, a Srila Nityananda Prabhu coube libertar pessoas como Jagai e Madhai.
Portanto, o Senhor Caitanya diz: amara "duskara" karma, toma haite haye. Jagai e Madhai foram salvos unicamente pela misericórdia de Nityananda Prabhu. Ao ferirem Nityananda Prabhu, o Senhor Caitanya ficou irado e decidiu matá-los com Sua Sudarshana Cakra, porém, Nityananda Prabhu salvou-os da ira do Senhor e liberou-os.
Na encarnação de Gaura-Nitai, supõe-se que o Senhor não mate demônios, senão que os liberte mediante a pregação da consciência de Krsna. No caso de Jagai e Madhai, Sri Caitanya Mahaprabhu ficou tão irado que os teria matado sem pestanejar, mas Nityananda Prabhu foi tão genoroso que, não apenas salvou-os da morte, como também elevou-os a posição transcendental. Assim, o que não foi possível para Sri Caitanya Mahaprabhu, Nityananda Prabhu executou. Da mesma forma, se alguém é fiel ao serviço de Gaura-Nitai segundo o padrão da sucessão discipular, pode até mesmo exceder o serviço a Nityananda Prabhu.
Este é o processo da sucessão discipular, Nityananda Prabhu liberou Jagai e Madhai, mas o servo de Nityananda Prabhu, por Sua graça, pode liberar muitos milhares de Jagais e Madhais.
Esta é a bênção especial da sucessão discipular. Pelo resultado de suas atividades, pode-se compreender aqueles que compõe a sucessão discipular.
Isto é sempre verdade no tocante às atividades do Senhor e de Seus devotos. 
Logo, o Senhor Siva diz:

"De todas as espécies de adoração, a adoração ao Senhor Visnu é a melhor, e melhor do que a adoração ao Senhor Visnu é a adoração ao seu devoto, o Vaisnava". (Padma Purana).



Pela graça do Senhor Visnu, o Vaisnava pode prestar melhor serviço do que Visnu. Esta é a prerrogativa especial do Vaisnava. O senhor realmente deseja ver Seus servos trabalharem mais gloriosamente do que Ele próprio. Por exemplo: no campo de batalha de Kuruksetra, Sri Krsna instigou Arjuna a lutar, pois, pelo plano de Krsna, todos os guerreiros na batalha estavam fadados a morrer. O próprio Krsna não queria para Si o mérito; ao invés disso, queria que Arjuna levasse todo o crédito. Portanto, pediu-lhe que lutasse e ganhasse fama.


"Portanto, levanta-se e prepara-te para lutar. Após conquistares teus inimigos, desfrutarás de um reino próspero. Por Meus desígnios, eles já estão de mãos dadas com a morte, e tu, ó Savyasacin, não passas de um instrumento nesta luta". (G. 11.33)
Assim, a Suprema Personalidade de Deus dá todo mérito ao devoto que executa com perfeição qualquer tarefa difícil. Hanumanji ou Vajrangaji, servo do senhor Ramacandra, é também outro exemplo. Foi Hanumanji quem, de um salto, pulou sobre o mar e, da praia de Bharata-varsa, alcançou a praia de Lanka.
Quando o Senhor Ramacandra resolveu ir lá, pavimentou o caminho com pedras, embora de acordo com Sua vontade, as pedras fossem capazes de flutuar no mar. Se simplesmente nos abrigarmos nas instruções de Sri Caitanya Mahaprabhu e seguirmos os passos de Sri Nityananda Prabhu, este movimento para a consciência de Krsna poderá ganhar vulto, e os pregadores fiéis aos serviço do Senhor poderão executar tarefas ainda mais difíceis.
(Madhya-lila 16, 65, significado).




Extraído de “Nityananda – O Mestre Espiritual de Todos os Mundos” de Chandramukha Swami




Nenhum comentário:

Postar um comentário