Citações diarias de Srila Prabhupada

Traduzido por Madhukari Mataji.

"Civilização védica significa que o marido deve ser um servo sincero de Krsna, e a esposa deve ser uma serva sincera do marido."
Mayapur, 02 de março de 1976.




“Há sofrimento aqui, ali, na Índia, no inferno, no paraíso, ou em qualquer outro lugar dentro do mundo material”.
Mas as pessoas são tão tolas que simplesmente por terem um bom carro ou um arranha-céu, pensam: “Todos os meus problemas já estão resolvidos.”.
Elas não sabem que esta vida é temporária. Eu sou eterno.”
São Francisco, 01 de março de 1967.




"Os Dois Senhores, Nityananda Prabhu e Sri Caitanya Mahaprabhu, apareceram apenas para recuperar as almas caídas desta era. Eles são mais gentis do que Krishna. Krishna, também é muito gentil. Ele vem para livrar a todos, mas exige primeiramente uma completa rendição. Caitanya Mahaprabhu não exige a rendição. Ele é muito gentil. (voz embargada) Desta forma, tome abrigo em Sri Caitanya Mahaprabhu e seja feliz. Muito obrigado. (choro) “.
Atlanta, 28 de fevereiro de 1975.




"Se alguém pegar suas pernas e virá-lo de cabeça para baixo, não será uma posição muito confortável. Todo este mundo material é assim, desconfortável, um reflexo distorcido. À margem de um lago, há uma árvore refletida, mas o reflexo na água não é real. A verdadeira árvore está em cima. Da mesma forma, o gozo real, as verdadeiras espécies de tudo, estão no mundo espiritual."
Calcutá, 26 de Fevereiro de 1974.




"No serviço transcendental amoroso ao Senhor, não importa o serviço que estamos prestando, seja cozinhando, pintando, escrevendo, cantando ou qualquer outra coisa, todos são iguais. Não há tal distinção entre superior e inferior na plataforma transcendental. O importante é que estamos engajando nosso tempo e energia no serviço a Krsna. Afinal, somos muito pequenos. O que nós podemos fazer? Krsna simplesmente vê que este tempo está sendo empregado a Seu serviço."
Carta a Karunamayi, 25 de fevereiro de 1968.




"Após chegar à velhice e ter servido sua família com coração e alma por toda a vida, se o homem pede permissão à esposa "Querida esposa, agora que já lhe servi tanto, permita-me tomar sannyasa", ela nunca dará permissão e ainda dirá “O que você já fez”? Nosso filho ainda não está criado, a nossa filha ainda não se casou. Como você quer tomar sannyasa? Claro que você não pode.”.
Na verdade, ele é o servo de sua esposa, mas está pensando "Eu sou o chefe da família". Isso se chama Maya."
Mumbai, 24 de Fevereiro de 1975.




"As mulheres por natureza são dotadas de muitos dons artísticos. Na era védica, encontramos mulheres e meninas altamente qualificadas nas sessenta e quatro artes. Srimati Radharani era completamente qualificada nestas artes, portanto, através de Suas qualidades transcendentais magníficas, Ela atraiu Krsna, o mais atrativo dos três mundos."
Carta à Syama dasi, 23 de Fevereiro de 1970.




"A menos que uma pessoa tenha se tornado aversa a este mundo material, deve-se compreender que ele ainda não atingiu a compreensão espiritual. Esse é o teste de bhakti. Se uma pessoa já tiver adentrado o domínio do serviço devocional, o mundo material não será mais prazeroso para ela."
 Mayapur, 22 de Fevereiro de 1976.




"O suicídio não é justificado. É uma violação da lei da natureza. A natureza concede a você certo tipo de corpo para viver e por certo período de tempo. E suicídio significa ir contra as leis da natureza, parar de forma prematura a duração da vida. Portanto, se torna um ato criminoso. O suicídio é crime, inclusive de acordo com as leis estaduais ordinárias. Ninguém deve cometer suicídio."
Auckland, 21 de Fevereiro de 1973.




“Um velho pai pediu aos seus filhos uma massagem e todas as crianças quiseram serví-lo”.
Ele dividiu o seu corpo em duas partes para que pudesse ser servido por todas.
Mais tarde, enquanto ainda o massageavam, as crianças começaram a brigar pela parte oposta que lhes foi atribuída.
O pai disse: “vocês estão batendo nos lados opostos devido à oposição existente entre vocês, no entanto, eu já estou morrendo”.
“Mesmo que haja algum mal-entendido, por favor, vivam pacificamente.” 
Carta a Rayarama, 20 de Fevereiro de 1969.




“Se quisermos tomar um medicamento específico, devemos seguir a orientação específica indicada na bula, ou conforme a receita prescrita pelo médico”.
Da mesma forma, o Bhagavad-Gita deve ser tomado ou aceito como ele é segundo o seu próprio orientador. 
E o orientador do Bhagavad-Gita é o Senhor Sri Krsna."
Nova York, 19 de Fevereiro de 1966.




Na criação de Deus, há o homem e a mulher e até mesmo no mundo espiritual há um propósito para esta criação. Este propósito é a união dos homens e mulheres não para a vida sexual, e sim para glorificar a Deus. Em Vaikuntha, as mulheres são muito mais bonitas, estão sempre dançando e bem-vestidas. “Os homens e mulheres se sentem tão atraídos pelo canto do Mahamantra que não sentem nenhum impulso sexual, mesmo ao conviverem intimamente.”
Carta à Uddhava, 18 de Fevereiro de 1969




"Uma garota se casa com um homem. E logo em seguida, já deseja uma criança.
Se ela pensar: "Agora eu estou casada e desejo ter um filho imediatamente." Isto será possível? 
Seja paciente. 
Torne-se uma esposa fiel, sirva ao eu esposo, deixe o amor amadurecer, e devido ao fato de serem marido e mulher, é certo que terão filhos. 
Mas não seja impaciente.
Da mesma forma, quando você está na Consciência de Krishna, sua perfeição está garantida.
Mas seja paciente e determinado.
"Eu devo executar. Eu não devo ser impaciente."
Esta impaciência surge através da perda da determinação.
E como ocorre a perda da determinação? Através da vida sexual excessiva."
Los Angeles, 17 de Fevereiro de 1969




"Na Índia, moemos manualmente diariamente. As mulheres fazem isso. É um exercício e dessa maneira elas mantêm seus corpos em forma e bonitos.Na parte da manhã, elas cantam Hare Krishna e moem.Tudo o que precisarem para o dia, moem na hora.E realmente, é através deste exercício que elas mantêm seus corpos bonitos.Yasodamayi também fazia isso, mesmo sendo a rainha de Nanda Maharaj, o que dizer de outras mulheres.Preparar manteiga e moer trigo, estes são os seus serviços domésticos.Completamente comprometidas. Caso contrário, fofocas surgem... "Mente ociosa, oficina do diabo."
Mayapur, 16 de Fevereiro de 1977






"O arroz com casca e as cascas vazias do arroz são muito parecidos.
Aquele que sabe como obter o grão a partir do arroz com casca é sábio, mas aquele que bate na casca vazia pensando em obter algum resultado está apenas desperdiçando o trabalho.
Da mesma forma, se alguém estudar os Vedas sem encontrar o objetivo dos Vedas, Krishna, estará apenas desperdiçando o seu valioso tempo.Carta ao Dr. Staal, 15 de Fevereiro de 1970






"Nós somos almas presas a um estado de esquecimento de Krsna, e agora Krsna está lhe dando a chance de restabelecer seu relacionamento com Ele através do processo do canto.
Então, aproveite esta chance e seja feliz.
Carta à Prahladananda, 14 de fevereiro de 1969




"Um devoto sempre aceita seu sofrimento como minimizado pela misericórdia divina, embora ele tivesse que sofrer muitas vezes mais o que está sofrendo.
Qualquer um que aceite esta filosofia da misericórdia de Deus nestas condições de sofrimento, e ainda assim faça progresso na Consciência de Krsna, é dito que a ele é certa a volta ao Lar, ao Supremo."
Carta à Gurudas, 13 de Fevereiro de 1968




"O mestre espiritual e Krsna são duas linhas paralelas.O trem, em dois trilhos, avança.O mestre espiritual e Krsna são como estes dois trilhos, e devem ser servidos simultaneamente.Krsna o auxilia a encontrar um mestre espiritual bona fide, e o mestre espiritual bona fide o ajuda a compreender Krsna.Se não tivermos um mestre espiritual bona fide, como poderemos compreender Krsna?Você não pode servir a Krsna sem um mestre espiritual, e também não pode servir ao mestre espiritual sem servir a Krsna.Eles devem ser servidos simultaneamente."
Carta à Mahapurusa, 12 de Fevereiro de 1968




"Quando somos crianças, somos inocentes e não temos maus hábitos, mas a medida em que crescemos e começamos a nos associar com más companhias, adquirimos todos esses maus hábitos.Para abrirmos mão de tudo isso, devemos nos associar com sadhus e devotos, pessoas santas.Desta forma, conseguiremos.Isto se chama anarthanivrtti, que significa abrir mão de todos os maus hábitos indesejados."
México, 11 de Fevereiro de 1975




 "A manga é uma fruta muito boa. Verde ou madura, ela é sempre muito boa.Esse delicioso sabor pode ser experimentado por diversos tipos de pessoas.Mas a manga sempre será muito boa.A manga é a manga, "O Rei de todas as frutas".Da mesma forma, o serviço devocional é o rei de todos os processos de realização de Deus.Esta posição do serviço devocional é eterna, estando ele verde ou maduro."
Gorakhpur, 10 de Fevereiro de 1971



"Aquele que busca por prazer externamente é materialista e aquele que busca internamente é espiritualista."
Los Angeles, 08 de Fevereiro de 1969




"Krsna É a raiz de tudo.Se Ele estiver feliz, todos ficarão satisfeitos.Se você derramar água sobre uma raiz, a água será redistribuída por toda a árvore.Este é o melhor serviço para a humanidade".
Carta ao Sr.Karsan, 02 de Dezembro de 1976




"Deus também É uma pessoa, da mesma forma que você é um ser individual e eu sou um ser individual, mas a diferença entre você, eu e Deus, é que eu sei sobre a minha vida, você sabe sobre a sua vida, mas Deus, Ele sabe sobre a vida de  todos. Esta é a diferença."
Melbourne, 03 de abril de 1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário